top of page
Buscar
  • Foto do escritorKumon Lapa/ Tito

Por que é importante desenvolver o autodidatismo?

O autodidatismo é a habilidade de buscar o conhecimento por conta própria, de aprender sem ser ensinado. A obtenção dessa competência tem um impacto positivo no crescimento da criança. A seguir, veja como e por qual motivo o Kumon estimula essa qualidade.


Como a metodologia incentiva o autodidatismo?


Estudo no ponto ideal


Nas unidades, os alunos recebem um plano de aprendizado personalizado, de acordo com as aptidões individuais. Assim, evoluem no seu ritmo, sem pressões nem sobrecargas. Como dizia nosso fundador, o professor Toru Kumon, “a capacidade da criança está em constante mudança e oferecer-lhe o estudo no ponto mais adequado a cada momento é a melhor forma de desenvolvê-la ainda mais”.


No curso, ela começa resolvendo exercícios sobre temas que já domina. Quando esse treino se torna simples, passa a lidar tranquilamente com conteúdos considerados difíceis.


Crença no potencial de todos


As diferenças de conhecimento inicial não estão relacionadas à habilidade cognitiva, mas sim à rotina e às experiências pessoais. Por isso, o conceito de que “a culpa não é das crianças” é um dos pilares da metodologia. Com o material didático e o nível de dificuldade ideais, elas progridem imensamente. Percebendo sua evolução, trabalham com confiança e dedicação.


Por que desenvolver o autodidatismo?


Melhora o desempenho escolar


Estudando com interesse e independência, é possível entender assuntos ainda não vistos no colégio. Atingir esse nível é fundamental para ter bom desempenho escolar. Como explicava Toru Kumon, “para um aluno mediano compreender com facilidade o conteúdo do livro didático atual, é desejável que esteja ao menos um estágio à frente da série pelo nosso método”.


Para ele, pessoas nessa situação ajudam o orientador a desempenhar suas funções com mais confiança, além de lerem muitos livros e manifestarem o desejo de serem úteis à sociedade no futuro.


Aquisição de competências para a vida


O autodidatismo e o gosto pelo aprendizado levam o estudante a aprimorar a autonomia, concentração e disciplina, características cobradas na escola, nos vestibulares e no mundo profissional. Além disso, construindo raciocínios por conta própria, ele pode assimilar qualquer assunto e conquistar seu máximo potencial.


Deseja saber mais sobre o Kumon? Clique aqui e saiba mais sobre a unidade Lapa/ Tito.

bottom of page